Free songs
  Projeto crescer inline

O projeto crescer in line foi especialmente elaborado com o intuito de oferecer as crianças da mais uma opção de esporte e lazer em contra turno escolar para o desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, motoras, intelectuais e sociais.
São aulas lúdicas onde as crianças aprendem a patinar brincando, o projeto foi desenvolvido pelo professor Erick Barreto e conta com a participação da professora Luciane Almeida, também formada em Educação Física com especialização em educação infantil.

 

Objetivos gerais

Auxiliar no desenvolvimento pleno de crianças, disseminando os valores positivos da solidariedade, da determinação, do espírito de grupo, da vontade de vencer, promovendo a educação, a saúde e o lazer.
Motivar alunos e familiares para integração social por meio do esporte.

 

Objetivos específicos

  • Explorar o desejo e o potencial educativo da patinação;
  • Criar mais uma opção de contra-turno escolar;
  • Oportunizar a vivencia e aprendizagem de uma modalidade não convencional;
  • Garantir o desenvolvimento da criança nos âmbitos motores, cognitivos e afetivos;
  • Encaminhar futuros talentos à prática desportiva profissional;
  • Criar um ambiente favorável a integração social das crianças trabalhando a convivência, solidariedade, participação, consciência crítica, cooperativismo;

 

Benefícios da patinação para as crianças

  • Melhoria das capacidades coordenativas;
  • Capacidade de orientação espacial – faculdade de se aperceber das modificações espaciais à medida que elas intervêm na execução dos movimentos;
  • Capacidade de diferenciação cinestésica – faculdade de controlar as informações provenientes da musculatura, de apenas reter as mais importantes e de dosar a força a empregar;
  • Capacidade de reação – faculdade de analisar rapidamente a situação e de lhe aplicar a resposta motora mais adequada;
  • Capacidade de ritmo – faculdade de imprimir uma certa cadência à realização de um movimento ou de “apropiar-se” dessa cadência se ela é dada;
  • Capacidade de equilíbrio – faculdade de manter uma posição, mesmo em condições difíceis, ou de a recuperar rapidamente se ela é perturbada.

 

Melhoria das capacidades condicionantes

A patinação como a corrida melhora a capacidade cardiorespiratoria, com a vantagem de oferecer menos impacto as articulações. Somando-se ao aumento da resistência muscular, fortalecimento dos ossos, músculos tendões e ligamentos, melhora a flexibilidade e mobilidade articular, alem de desenvolver agilidade, equilíbrio, capacidade de reação e coordenação.

Força – capacidade para vencer uma resistência (objeto, o nosso próprio corpo ou um (Parceiro). Assenta na propriedade da contração muscular.
Velocidade – capacidade para realizar movimentos no mais curto espaço de tempo.
Resistência – capacidade para suportar e recuperar de esforços (de longa duração).
Flexibilidade – capacidade que permite realizar movimentos com a maior amplitude articular possível. Assenta na propriedade da extensibilidade muscular.


“Obrigada tia Lu, eu não queria fazer mais fiquei muito feliz quando consegui cruzar entre os cones”
Laura